segunda-feira, 6 de julho de 2009

Idade Média (parte 5) - As cruzadas


Jerusalém é até hoje uma cidade sagrada para os cristãos, pois foi lá que Jesus foi morto na cruz. Desde a Idade Média, muitos cristãos para lá peregrinavam por motivos religiosos, mas em 1071 a Palestina foi dominada por turcos seljúcidas, que passaram a perseguir os cristãos. Diante disso, o papa Urbano II convocou, em 1095, toda cristandade a lutar contra os muçulmanos e retomar o controle da Terra Santa.



Milhares de cavaleiros, soldados e trabalhadores de apoio rumaram para o Oriente Médio atendendo ao apelo do papa. Muitos deles iam por acreditarem na promessa do papa de que, quem participasse do esforço contra os "infiéis" seria recompensado com o paraíso após a morte. Isso significava que, mesmo se a pessoa tivesse feito tudo o que o cristianismo considera pecado - assassinato, roubo, etc. - ela automaticamente seria perdoada, o que atraiu a atenção de muita gente em uma época que a religiosidade era levada ao pé da letra por quase toda a sociedade e a palavra do papa era sagrada. Outro motivo pelo qual muitos homens marcharam contra os muçulmanos era a falta de perspectivas na Europa, já que a sociedade era rigidamente estabelecida, sem chances de um camponês melhorar de vida com seu trabalho.

Por conta das vestimentas dos cavaleiros, que sempre ostentavam o símbolo cristão da cruz, essas campanhas foram chamadas de Cruzadas, e seus participantes, cruzados. A primeira cruzada foi vitoriosa, e trouxe Jerusalém de volta para o controle cristão. Entretanto, os cristãos foram expulsos da Terra Santa em 1187 por Saladino, grande líder árabe, e nunca mais conseguiram retomar o controle. Posteriormente houve várias cruzadas até o século XIII, todas elas derrotadas pelas forças muçulmanas.


Mapa mostrando as quatro primeiras cruzadas. A primeira é a linha marrom escura, repare que ela parte de diversoso pontos diferentes e alcança Jerusalém, enquanto as outras não.



Uma destas cruzadas tem uma história muito triste. Como os cristãos não conseguiam mais vencer, eles chegaram à conclusão que era um castigo de Deus por causa de seus pecados. A solução encontrada foi enviar crianças. livres de pecados, para retomar a Terra Santa! O resultado deste absurdo é óbvio: cerca de 50 mil crianças morreram ou foram vendidas como escravos.

Apesar de não terem conseguido cumprir seu objetivo principal, as cruzadas foram responsáveis pela retomada do controle de rotas marítimas no mar Mediterrâneo, que há séculos eram dominadas por embarcações árabes. Assim, o comércio dos europeus ganhou novo fôlego. Além disso, os europeus entraram em contato com o conhecimento árabe, muito desenvolvido em áreas como a matemática e a medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário