domingo, 12 de abril de 2009

Descobertas dezenas de múmias em necrópole do Egito

No ano passado, vocês estudaram sobre o Egito Antigo, lembram? Hoje eu descobri uma reportagem no site do yahoo sobre múmias descobertas recentemente, aí está ela transcrita:



CAIRO, Egito (AFP) - Uma equipe de arqueólogos egípcios descobriu, no sul do Cairo, um cemitério com dezenas de múmias pintadas de turquesa, ocre e dourado, algumas delas de 4.000 anos, anunciou o diretor de antiguidades egípcias, neste domingo.

"A missão encontrou dezenas de múmias em 53 tumbas cavadas na rocha", disse Zahi Hawass à AFP, acrescentando que "quatro das múmias remontam à 22ª dinastia (931-725 a.C.) e são consideradas das mais belas múmias já descobertas".

Segundo ele, outras datam do Médio Império (2061-1786 a.C.).

As múmias, cobertas de linho, estão bem conservadas.

A necrópole foi descoberta perto da pirâmide de Ilahun, no Fayum, sul do Cairo.

De acordo com o chefe da equipe, Abdel Rahme el Ayedi, também foi descoberta uma capela funerária, que serviu, provavelmente, até a época romana (30-337 a.C.).

A equipe encontrou ainda 15 máscaras pintadas, além de amuletos e cerâmicas.

Como vocês podem ver, até hoje os historiadores descobrem coisas de 4000 anos atrás. É por isso que a História está constantemente sendo escrita e desvendada.

E uma perguntinha básica: você se lembra porque as pessoas no egito Antigo eram mumificadas? E quem eram as pessoas que tinham acesso a este procedimento depois que morriam? Quem responder primeiro corretamente as duas perguntas vai ganhar 0,5 ponto na matéria!

7 comentários:

  1. SOU EU PROFESSOR ARIEL DA 701 A RESPOSTA DA PRIMEIRA PERGUNTA: Porque eles acreditavam que colocando eles mumificados e guardados com aqueles rituais os mumificados iriam renascer
    E DA SEGUNDA: REIS PRINCIPES E PESSOAS NOBRES

    ResponderExcluir
  2. Valeu Ariel, resposta corretíssima, parabéns! Faturou 0,5 ponto na média do primeiro bimestre, se eu esquecer pode me cobrar!

    ResponderExcluir
  3. sou sara da 703 é a resposta é : porque eles acreditavam que colocando eles mumificados e quardados com aqueles rituais os mumificados iriam renascer

    ResponderExcluir
  4. Beleza, Sara, mas o prêmio era só para quem respondesse primeiro, e o seu colega Ariel da 701 foi mais rápido. Mas não se preocupe, você ainda vai ter muitas chances durante o ano, e como você é uma excelente aluna, com certeza vai acabar levando. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi professor sou a Gabriella da 701, da sala do ariel.Eu vim aqui pra te dizer que esta de parabéns! pelas suas histórias e fotos maneiras, salvei até algumas coisas.Amo sua matéria abraço

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Gabriella! É sempre bom saber que vocês estão acompanhando o blog, o interesse que vocês apresentam hoje vai gerar frutos muito bons no futuro.

    ResponderExcluir