segunda-feira, 27 de abril de 2009

Idade Média (parte 1) - Os Francos

Farei aqui um breve resumo do que vimos em sala de aula. A Idade Média tem início quando o Império Romano do Ocidente chega ao fim, em 476, e cada povo que o atacou toma uma parte para si e forma seu reino. Daí surgem os reinos dos ostrogodos, dos vândalos, dos lombardos e muitos outros, mas quase nenhum deles conseguia se manter por muito tempo, devido às guerras entre eles mesmos e a invasões de outros povos.

Os "bárbaros" que mais se destacaram foram os francos, na área onde hoje se localiza a França. Clóvis unificou as diferentes tribos francas e iniciou a dinastia merovíngia. Durante muitas gerações eles governaram os francos, mas com o tempo alguns reis relaxaram e deixaram o comando do reino nas mãos de funcionários chamados prefeitos do palácio. Estes foram cada vez mais ganhando poder, até que destituíram os merovíngios e iniciaram uma nova dinastia, a dos carolíngios.

Carlos Magno

O principal rei carolíngio foi Carlos Magno, que expandiu o império e fechou um acordo com o papa: em troca de apoio da religião mais forte da Europa, ele se comprometia a converter todos os povos que ele conquistasse (mesmo que utilizando-se de violência), e foi coroado pelo próprio papa no ano 800. E uma curiosidade sobre Carlos Magno: ele não sabia ler ou escrever! Apesar disso, no seu reinado foi dada muita importância à educação, para que se formassem pessoas capazes de ajudá-lo na administração de seu vasto território. Por conta disso, só os nobres tinham acesso à educação. A grande maioria da população era analfabeta.


Coroação de Carlos Magno. Ao lado, sua coroa.


Essas pessoas que ajudavam na administração eram marqueses, condes e duques, que cada vez mais ganhavam poder em suas terras. Depois de alguns séculos, isso ia fazer com que a Europa mudasse.

Uma situação bastante interessante na época de Carlos Magno era a ação dos monges copistas. Eles eram responsáveis pela reprodução dos livros, e como não havia máquinas de Xerox ou impressoras, eles tinham que copiar tudo com suas próprias mãos! Um deles ditava e os outros escreviam, imagine só quantas tardes eles não passavam só fazendo isso!


Monges copistas.

Quando Carlos Magno morreu, seus sucessores acabaram lutando pelo poder, e o reino foi dividido em três, o que o enfraqueceu. Na mesma época, vários povos atacavam o território carolíngio, e os senhores de cada região recebiam recompensas para lutarem contra os invasores. Isso enfraquecia cada vez mais o rei, que perdia com estas doações. Começava então a época do feudalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário