Os vikings se destacaram principalmente pelas suas habilidades na guerra e no mar. Seus navios eram os melhores da época, alcançando regiões jamais sonhadas pela maioria ds europeus de então. Seus guerreiros lutavam com uma vontade impressionante, muito por conta de motivos religiosos: eles acreditavam que só os que morressem lutando iriam para o Valhalla, a morada de seus deuses. A religião dos vikings era politeísta, ou seja, eles cultuavam vários deuses. Woden, ou Odin, era o pai de todos eles, e Thor, o deus do trovão, era o mais famoso. Com o tempo, os vikings deixaram sua religião original e se converteram ao cristianismo. No link abaixo, há uma lista com os principais deuses nórdicos:
Lista de deuses nórdicos



A cultura viking ainda hoje é muito admirada. Em alguns países europeus, existem festas inspiradas nos guerreiros nórdicos, onde pessoas se vestem como eles, comem e bebem o que era de costume e até lutam com espadas e escudos (de brincadeira, é claro!). Eu sou louco para ir a uma festa dessas, quem sabe um dia... Abaixo, algumas fotos dos eventos:





E aí neste link tem um vídeo de um desses combates (não tentem fazer isso em casa, é perigoso! Estes homens treinaram muito para lutarem sem se machucar). O outro link é de um museu dos vikings. Está em inglês, mas dá para ver algumas fotos legais de barcos daquela época.
Vídeo
Museu Viking
Nenhum comentário:
Postar um comentário