segunda-feira, 4 de maio de 2009

Idade Média (parte 2) - Os Vikings

Se há um tema em História que me dá muito prazer em estudar é sobre os vikings. Esses povos vivam no norte da Europa, onde hoje se localizam países como Suécia, Noruega e Finlândia, e a partir do século VII passaram a atacar o resto da Europa. Era muita gente morando naquele lugar frio para poucas terras cultiváveis, por isso tiveram que conquistar novas terras. No início eles eram extremamente agressivos, pilhando cidades costeiras e também do interior, pois navegavam em mares e rios, mas com o tempo eles foram se acalmando, percebendo que era mais vantajoso fazer comércio do que atacar as cidades, até que se integraram às populações dos locais onde chegaram e, devido a disputas entre eles, deixaram de existir como um povo unido, mas até hoje as marcas de sua cultura estão presentes em diversas partes do mundo.


Rotas dos vikings.



Os vikings se destacaram principalmente pelas suas habilidades na guerra e no mar. Seus navios eram os melhores da época, alcançando regiões jamais sonhadas pela maioria ds europeus de então. Seus guerreiros lutavam com uma vontade impressionante, muito por conta de motivos religiosos: eles acreditavam que só os que morressem lutando iriam para o Valhalla, a morada de seus deuses. A religião dos vikings era politeísta, ou seja, eles cultuavam vários deuses. Woden, ou Odin, era o pai de todos eles, e Thor, o deus do trovão, era o mais famoso. Com o tempo, os vikings deixaram sua religião original e se converteram ao cristianismo. No link abaixo, há uma lista com os principais deuses nórdicos:

Lista de deuses nórdicos




A cultura viking ainda hoje é muito admirada. Em alguns países europeus, existem festas inspiradas nos guerreiros nórdicos, onde pessoas se vestem como eles, comem e bebem o que era de costume e até lutam com espadas e escudos (de brincadeira, é claro!). Eu sou louco para ir a uma festa dessas, quem sabe um dia... Abaixo, algumas fotos dos eventos:



E aí neste link tem um vídeo de um desses combates (não tentem fazer isso em casa, é perigoso! Estes homens treinaram muito para lutarem sem se machucar). O outro link é de um museu dos vikings. Está em inglês, mas dá para ver algumas fotos legais de barcos daquela época.

Vídeo

Museu Viking

Nenhum comentário:

Postar um comentário