sexta-feira, 8 de maio de 2009

Decoberta nova espécie humana

Vocês ainda lembram da matéria do ano passado sobre a origem do ser humano? Vimos que, no processo de evolução, surgiram muitas espécies parecidas com a nossa antes de surgirmos na Terra. Parece que os cientistas encontraram mais uma, olhem a notícia que saiu no jornal O Globo de ontem:



Estudo revela uma espécie humana totalmente nova

LONDRES - Em estudo publicado na edição de quarta-feira da revista "Nature", cientistas apresentaram novos indícios de que os ossos do chamado "Homem de Flores" encontrados na Indonésia pertencem, de fato, a uma nova espécie humana - e não a pigmeus modernos, como se chegou a especular. Os pés excessivamente longos foram um dos novos indícios.

Medindo cerca de um metro de altura e pesando em média 30 quilos, esses humanos viveram na ilha indonésia de Flores até 8 mil anos atrás. Desde a descoberta dos ossos do oficialmente designado Homo floresiensis, em 2004, pesquisadores têm debatido sua verdadeira identidade. O único crânio encontrado abrigaria um cérebro não muito maior que o de um chimpanzé. Chegou-se a especular que se trataria de um pigmeu com deformidades genéticas.

Agora, o exame detalhado de seus membros inferiores, em especial do praticamente completo pé esquerdo, revelou que a espécie andava bem ereta, como outros hominídeos conhecidos. Também tinha cinco dedos, mas o dedão era mais parecido com o de um chimpanzé.

O mais estranho era o tamanho do pé, quase 20 centímetros, totalmente desproporcional às pernas, que lembra a fisiologia de alguns grandes macacos africanos e nunca foi vista em hominídeos. O pé também se revelou chato, o que o impedia de correr.



Compração entre o crânio do Homo floresiensis e o nosso.

Crânio do Homo floresiensis em detalhe.

E para não perder o hábito, perguntinhas: Qual o nome da nossa espécie? Qual o nome da última espécie antes da nossa (que coexistiu conosco na Terra)? E por que ela tem esse nome?

Quem responder às 3 perguntas corretamente até segunda-feira vai ganhar 0,5 ponto no segundo bimestre. Não importa quem responder antes ou depois, todos que acertarem ganharão.

5 comentários:

  1. Ola,profesor sou ariel da 701

    1)Qual o nome da nossa espécie?

    R:especie humana ou homosapiens-sapiens

    2)Qual o nome da última espécie antes da nossa (que coexistiu conosco na Terra)?

    R:Homem de Neandertal. Quando vc tem duas espécies semelhantes convivendo e competindo em um mesmo ambiente. E comum que o mais "forte" elimine o mais "fraco".
    O Homem de Neandertal conviveu com o Homo-Sapiens (nós) na Europa e Ásia

    3)E por que ela tem esse nome?

    R:O nome Neandertal vem do local onde foi feita aquela que foi considerada a primeira descoberta (não foi a primeira) de um fóssil de Neandertal. Rio Neander, afluente do rio Reno.

    espero ter acertado

    ResponderExcluir
  2. ariel turma 701 e so uma obs:Partes de um esqueleto de Neandertal foram descobertas primeiramente na pedreira de Forbes, Gibraltar, em 1848, anterior, de facto, à descoberta dita "original" em Feldhofer, no flanco do vale do rio Neander (em alemão, Neandertal - daí o nome da espécie),

    ResponderExcluir
  3. Excelente! Se continuar assim, você vai ganhar todos os pontos possíveis nestes pquenos testes que eu proponho. E olha que você nem é dos que precisam muito.

    ResponderExcluir
  4. Ue professor não vai botar mais perguntas.Quero ganhar mais pontos.**************

    ResponderExcluir
  5. ISSO Ñ VALE O ARIEL TA ACERTANTANDO TODAS!!!

    ResponderExcluir