sábado, 23 de maio de 2009

Idade Média (parte 3) - Império Bizantino

Enquanto o Império Romano do Ocidente foi destruído e se fragmentou, o Império Romano do Oriente manteve-se centralizado, dando origem ao Império Bizantino, com sua capital em Constantinopla. O Império Bizantino era autocrático (com poder ilimitado e independente) e teocrático (o rei era um representante de Deus na Terra).


Exemplos de arte bizantina

O Império Bizantino era cristão, mas os imperadores não aceitavam a autoridade do papa de Roma nem alguns costumes e crenças da Igreja do Ocidente, como a existência do purgatório. Em 1054, ocorreu o “Grande Cisma”, quando a Igreja se separou: no Oriente, surgiu a Igreja Ortodoxa, enquanto no Ocidente permanecia a Igreja Católica.


Constantino Paleólogo, o último imperador bizantino

O Império Bizantino teve fim em 1453, quando sua capital Constantinopla foi dominada pelos turcos e passou a se chamar Istambul, nome que conserva até hoje. Atualmente Istambul faz parte da Turquia, e é uma cidade muito bonita que recebe milhões de turistas por ano. Suas principais atrações são a Basílica de Santa Sofia, o Palácio de Topkapi e os incontáveis bazares e mercados que vendem de tudo. Visitar esta cidade é um sonho que um dia eu vou realizar.



Fotos de Istambul hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário