segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vikings - dicas divertidas

Os vikings já foram representados de várias formas no mundo do entretenimento e da arte: óperas, livros, filmes, músicas, etc. Entretanto, os vikings mais famosos foram (e são) publicados em quadrinhos. vamos começar falando do Hagar, você o conhece?

Ele é o que todo homem moderno gostaria de ser mas tem vergonha: sujo, gordo, grosseiro, preguiçoso, machista, estúpido. Ele é viking, e suas maiores preocupações são pilhar, invadir castelos e beber cerveja. Todas as suas características podem ser abominadas hoje em dia, mas uma coisa ninguém pode negar: ele tem um grande coração e alegra diariamente a vida de milhões de pessoas em todo o planeta. Ele é Hagar, o Horrível!

Hagar, o Horrível.

Criado pelo novaiorquino Dik Browne (1917-1989), o viking mais famoso do mundo encanta espíritos jovens desde 1973 em diversos jornais espalhados pelo mundo - inclusive no Brasil. Ao lado de Eddie, o sortudo, Hagar enfrenta diversas aventuras e situações inusitadas para aplacar sua natureza guerreira e sustentar sua família: Helga, a esposa dedicada e mal humorada (não sem motivos, o machão é do tipo que não lava um copo d'água), a filha adolescente Honi (e todos as dores de cabeça que uma bela filha adolescente dão a um homem), o filho Hamlet (um cdf que é a antítese perfeita do pai, daí um choque freqüente de gerações) e Snert, o cão. Dizem que Dik Browne se inspirou em si mesmo para criar Hagar: ele também era gordo e barbudo, como você pode ver na foto abaixo.

Dik Browne

Como se trata de uma série de tiras de jornal voltadas para o humor, é obvio que não faria sentido apresentar um personagem historicamente fiel à realidade, e muitas de suas características são estilizadas, a começar pelos chifres no capacete - os vikings nunca usaram chifres, isso foi inventado em uma ópera do século XIX, e a partir daí ficou no imaginário popular. Porém, a particularidade mais interessante das tiras de Hagar é a inserção de aspectos da vida moderna no contexto viking, uma sátira aos problemas do dia-a-dia, e a relação homem x mulher.

Após o falecimento de Dik Browne, a série foi continuada por seu filho, Chris Browne, que escreve e desenha a vida de Hagar até hoje. No Brasil, Hagar é publicado diariamente no jornal O Globo, mas também são lançadas coletâneas das estórias em livros pequenos e baratos, pela editora LP&M, em qualquer livraria.

Chris Browne

Para quem quer conhecer mais tiras de Hagar, uma boa é dica é o blog brasileiro de tiras do personagem, que você pode acessar aqui.


Outro personagem famoso baseado nos vikings é o Thor. Na mitologia nórdica, ele é o deus do trovão, filho de Odin, e foi transportado para os quadrinhos pela Marvel Comics, a mesma editora do Homem-Aranha, Hulk, X-Men, e outros super-heróis (inclusive ele já quebrou o pau com o Hulk diversas vezes, imaginem como é poderoso esse cara!). Suas estórias podem ser encontradas em revistas nas bancas ou em sebos (revistas Superaventuras Marvel). Thor faz parte de um grupo de super-heróis chamado Vingadores, e em suas estórias aparecem também muitos outros deuses da mitologia nórdica, como seu irmão e inimigo Loki, o deus da mentira.

Loki, o eterno inimigo de Thor

Um filme sobre Thor está previsto para 2011, com o ator sueco Alexander Skarsgård no papel principal. O filme vai ser no mesmo estilo de Homem-Aranha, X-Men, Homem-de-Ferro e Wolverine, tomara que seja bom!

Este bonitão vai ser o Thor no cinema. Até que se parecem, não?

Para quem quiser saber mais sobre o deus do trovão, procure aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário